Featured Post

Kickstart 1H10 Wrapup

Este fim de semana passado decorreu o Kickstart 1H10. O feedback que rebemos dos participantes foi positivo e achamos que pelo menos contribuimos com algo para os 5 projectos presentes, independentemente de virmos a investir nos mesmos. Os grupos saíram do workshop com um conjunto de informação que...

Read More

Kickstart 1H10 Graduates e Kickstart 2H10 Wrapup

Posted by maverick | Posted in Uncategorized | Posted on 01-02-2011

2

Este post já estava em falta há muito tempo. O workshop Kickstart 2H10 aconteceu no inicio de Junho de 2010 e o que seria normal era termos concretizado os investimentos nos projectos selecionados no prazo de 1 ou 2 meses. Acabámos por demorar seis. A justificação deve-se fundamentalmente a dois motivos. O primeiro o facto de Portugal fechar para férias de Julho a Setembro. É bastante dificil conjugar agendas. O segundo motivo, o facto de termos tidos alguns atrasos “logisticos” devido a uma entrada de novos acionistas (um banco português) e a termos sido selecionados para o acesso a uma linha de crédito que nos permitirá aumentar o número de investimentos e/ou os valores investidos

No Kickstart 2H10 selecionamos então 2 projectos para investimento, mas apenas um aceitou o mesmo. Como apenas ficamos com um projecto para investir, estivemos disponiveis e procurámos encontrar outros projectos. Por um encontro fortuito na Universidade de Nottingham, um aluno de origem lituana do mestrado em Finanças apresentou-nos um projecto muito interessante, inovador no seu modelo de negócio.

Os investimentos foram assim realizados em duas startups portuguesas: a GoBundlr e a FashnPolis.

GoBundlr está a desenvolver um produto para gestão de conteúdos digitais, na área de “content curation” que está actualmente a ter uma relevância significativa.

FashnPolis está a desenvolver uma rede social para fans de moda com um modelo de negócio inovador.

Mais uma vez tivemos o registo de cerca de 13 grupos para o evento, dos quais acabámos por selecionar 5 para estarem presentes. Ficámos mais uma vez satisfeitos por receber candidaturas de projectos e de termos selecionados projectos fora de Lisboa, nomeadamente do Porto e de Coimbra. Ficámos também muito satisfeitos com o facto de podermos ter dado inicio ao investimento em projectos fora de Portugal, algo que pensámos só aconteceria mais tarde.

Para além destas novas empresas em que investimos, e apesar de já termos feito um ponto de situação valerá a pena dar um ponto de situação mais recente relativamente às 3 empresas em que investimos na ronda anterior:

A Tarpipe desenvolveu um sistema e um serviço que ajuda as pessoas e as empresas a garantir a sua presença nas múltiplas redes sociais e a monitorizar nessas mesmas redes as referências ao seu nome, à sua empresa ou à sua marca. Neste momento a Tarpipe já tem mais de milhares utilizadores registados, processa centenas de milhares de posts por mês, atingiu em Setembro 1 milhão de posts processados (e vai a caminho dos 2 milhões) e já suporta os seus custos mensais.

A Sysactum desenvolveu uma aplicação para clínicas veterinárias ( ActumVet ) que permite a gestão das mesmas de forma simples e em formato web, permitindo o acesso à aplicação a partir de qualquer ponto onde haja um computador ou um telemóvel. A indústria da veterinária tem um ciclo de venda mais longo, pelo que é mais dificil atingir o break even. No entanto estamos satisfeitos por já ter um conjunto razoável de clinicas veterinárias como clientes.

A Quirkafleeg licenciou a propriedade intelectual do jogo Deus Ex Machina, uma referência nos jogos do ZX Spectrum, e pretende criar uma nova versão dirigida às consolas PS3 e XBox. Os planos para as versões de consola teve de ser adiado devido aos prazos e aos licenciamentos necessários. Pretendendo lançar o jogo para essas plataformas, neste momento o jogo está em fase de produção para lançamento para PC e para Mac. Estamos muito orgulhosos de ter Sir Christopher Lee como narrador na banda sonora, (se não se lembram quem é: DraculaScaramangaCount DookuSaruman, entre outros). Para mais informações: Deus Ex Machina 2.

A próxima edição do Kickstart (Kickstar 1H11) irá decorrer no fim de Março ou início de Abril (em vez de no incio de 2011) para que possamos realizar a terceira ronda de projectos onde iremos investir. A mudança de data deve-se ao facto de termos tido o atraso já anteriormente referido e queremos que o Kickstart 2H11 (segundo semestre de 2011) seja feito no fim de Setembro ou no inicio de Outubro, por forma a obviar ao problema dos meses de férias e garantido uma ronda de investimentos célere. Embora tenhamos já 2 projectos em que potencialmente iremos investir, achamos que vale a pena realizar o workshop e olhar para mais oportunidades, uma vez que passámos a ter acesso a mais capital.

Contamos ter bons candidatos e bons projectos de iniciativa própria. No entanto continuamos a sugerir o nosso Call For Startups como fonte de possiveis ideias para projectos. Ainda ninguém aproveitou a oportunidade para participar e lançar um projecto que teria investimento à partida garantido e que teria mais garantias do que muitas startups ou empregos (salário, stock options). O CFS continua em aberto. Também temos sempre a opção fazer um investimentos directo com controle de 100% de projectos e ideias internas subcontratando freelancers para desenvolver as ideias.

Comments (2)

[…] estava a escrever este post pus-me a pensar e ocorreu-me uma […]

[…] previous Kickstart round went pretty well, we selected 5 projects (out of 9 candidates) and out of those 5 we decided to […]