Featured Post

Kickstart 1H11 – Pre Registration Open

After the successfull organization of Kickstart 2H10, we will be organizing the Kickstart 1H11 event on the 8th and 9th of April 2011, where we will select the companies that will receive investment from SeedCapital during the 1st half of 2011 (thus 1H11). The previous Kickstart round went pretty well,...

Read More

Kickstart 1H10 Graduates e Kickstart 2H10 Wrapup

Posted by maverick | Posted in Uncategorized | Posted on 01-02-2011

2

Este post já estava em falta há muito tempo. O workshop Kickstart 2H10 aconteceu no inicio de Junho de 2010 e o que seria normal era termos concretizado os investimentos nos projectos selecionados no prazo de 1 ou 2 meses. Acabámos por demorar seis. A justificação deve-se fundamentalmente a dois motivos. O primeiro o facto de Portugal fechar para férias de Julho a Setembro. É bastante dificil conjugar agendas. O segundo motivo, o facto de termos tidos alguns atrasos “logisticos” devido a uma entrada de novos acionistas (um banco português) e a termos sido selecionados para o acesso a uma linha de crédito que nos permitirá aumentar o número de investimentos e/ou os valores investidos

No Kickstart 2H10 selecionamos então 2 projectos para investimento, mas apenas um aceitou o mesmo. Como apenas ficamos com um projecto para investir, estivemos disponiveis e procurámos encontrar outros projectos. Por um encontro fortuito na Universidade de Nottingham, um aluno de origem lituana do mestrado em Finanças apresentou-nos um projecto muito interessante, inovador no seu modelo de negócio.

Os investimentos foram assim realizados em duas startups portuguesas: a GoBundlr e a FashnPolis.

GoBundlr está a desenvolver um produto para gestão de conteúdos digitais, na área de “content curation” que está actualmente a ter uma relevância significativa.

FashnPolis está a desenvolver uma rede social para fans de moda com um modelo de negócio inovador.

Mais uma vez tivemos o registo de cerca de 13 grupos para o evento, dos quais acabámos por selecionar 5 para estarem presentes. Ficámos mais uma vez satisfeitos por receber candidaturas de projectos e de termos selecionados projectos fora de Lisboa, nomeadamente do Porto e de Coimbra. Ficámos também muito satisfeitos com o facto de podermos ter dado inicio ao investimento em projectos fora de Portugal, algo que pensámos só aconteceria mais tarde.

Para além destas novas empresas em que investimos, e apesar de já termos feito um ponto de situação valerá a pena dar um ponto de situação mais recente relativamente às 3 empresas em que investimos na ronda anterior:

A Tarpipe desenvolveu um sistema e um serviço que ajuda as pessoas e as empresas a garantir a sua presença nas múltiplas redes sociais e a monitorizar nessas mesmas redes as referências ao seu nome, à sua empresa ou à sua marca. Neste momento a Tarpipe já tem mais de milhares utilizadores registados, processa centenas de milhares de posts por mês, atingiu em Setembro 1 milhão de posts processados (e vai a caminho dos 2 milhões) e já suporta os seus custos mensais.

A Sysactum desenvolveu uma aplicação para clínicas veterinárias ( ActumVet ) que permite a gestão das mesmas de forma simples e em formato web, permitindo o acesso à aplicação a partir de qualquer ponto onde haja um computador ou um telemóvel. A indústria da veterinária tem um ciclo de venda mais longo, pelo que é mais dificil atingir o break even. No entanto estamos satisfeitos por já ter um conjunto razoável de clinicas veterinárias como clientes.

A Quirkafleeg licenciou a propriedade intelectual do jogo Deus Ex Machina, uma referência nos jogos do ZX Spectrum, e pretende criar uma nova versão dirigida às consolas PS3 e XBox. Os planos para as versões de consola teve de ser adiado devido aos prazos e aos licenciamentos necessários. Pretendendo lançar o jogo para essas plataformas, neste momento o jogo está em fase de produção para lançamento para PC e para Mac. Estamos muito orgulhosos de ter Sir Christopher Lee como narrador na banda sonora, (se não se lembram quem é: DraculaScaramangaCount DookuSaruman, entre outros). Para mais informações: Deus Ex Machina 2.

A próxima edição do Kickstart (Kickstar 1H11) irá decorrer no fim de Março ou início de Abril (em vez de no incio de 2011) para que possamos realizar a terceira ronda de projectos onde iremos investir. A mudança de data deve-se ao facto de termos tido o atraso já anteriormente referido e queremos que o Kickstart 2H11 (segundo semestre de 2011) seja feito no fim de Setembro ou no inicio de Outubro, por forma a obviar ao problema dos meses de férias e garantido uma ronda de investimentos célere. Embora tenhamos já 2 projectos em que potencialmente iremos investir, achamos que vale a pena realizar o workshop e olhar para mais oportunidades, uma vez que passámos a ter acesso a mais capital.

Contamos ter bons candidatos e bons projectos de iniciativa própria. No entanto continuamos a sugerir o nosso Call For Startups como fonte de possiveis ideias para projectos. Ainda ninguém aproveitou a oportunidade para participar e lançar um projecto que teria investimento à partida garantido e que teria mais garantias do que muitas startups ou empregos (salário, stock options). O CFS continua em aberto. Também temos sempre a opção fazer um investimentos directo com controle de 100% de projectos e ideias internas subcontratando freelancers para desenvolver as ideias.

Comments (2)

[…] estava a escrever este post pus-me a pensar e ocorreu-me uma […]

[…] previous Kickstart round went pretty well, we selected 5 projects (out of 9 candidates) and out of those 5 we decided to […]